quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Potencial turístico de Moçambique

O turismo é uma actividade sócio-económica que tem vindo a registar um crescimento acentuado a nível mundial que se equipara a industria automobilística e de petróleo.A tem vindo a proporcionar a diversos países o desenvolvimento sustentado, permitindo que estes aumentem seus ganhos económicos, divulguem sua cultura e contribua para a protecção ambiental dos recursos naturais e culturais.

Moçambique pela sua localização, na costa sul oriental de África, apresenta um enorme potencial para a prática do turismo e igualmente para o desenvolvimento de novos projectos de desenvolvimento turístico. A localização geográfica, o clima, os recursos naturais, a história, a cultura e a hospitalidade fazem deste país um dos que mais potencial apresenta para o desenvolvimento do sector turístico na região da África Austral.


Caracterizado por uma oferta de bush-beach, Moçambique oferece ao visitante diferentes tipos de turismo, a destacar, o turismo de sol e praia, o eco-turismo, o cultural e artístico, o gastronómico, o cientifico, o de natureza, o rural e urbano, o de recreio, o de negócios, de aventura com especial enfoque para o mergulho em áreas de corais, o de saúde, dentre outro que preenchem a numerosa literatura sobre tipos de turismo. Nas suas onze províncias encontram-se diversos atractivos que fazem deste país uma autêntica pérola no Oceano Índico.

Do norte ao sul, do oeste a este encontram-se praias cristalinas; riquezas sub-aquática composta por variadas espécies de animais; corais; ricos achados arqueológicos testemunhando cruzamentos culturais, biodiversidade típica da África Austral, florestas e fauna bravia dos trópicos; cachoeiras, rios e riachos e lagos e lagoas.

O seu rico e pouco explorado potencial turístico; a estabilidade política e militar, a melhoria acentuada da infra-estrutura básica na maior parte das províncias, o incentivo à promoção deste sector pelas facilidades na política de turismo e de investimento nacional e nos programas de apoio como o Made in Mozambique e o recente crédito para turismo criado pelo Fundo Nacional de Turismo, fazem deste país um excelente ponto para investimentos estrangeiros e locais, com vista a aumentar a oferta de infra-estrutura turística, de apoio ao turismo, com grande enfoque para os transportes turísticos e outros serviços turísticos, como agências de turismo e de viagem que se confinam, actualmente, a capital do país, Maputo.

Em 2010, a escassos quilómetros da fronteira Moçambicana irá acontecer um dos maiores eventos desportivos do mundo, o mundial de futebol, na vizinha África do Sul; este evento pelas suas dimensões requer uma série de condições tanto no país de realização da prova como nos que o rodeiam. Brasil e Portugal e recentemente Angola são países que já passaram e frequentemente passam por esta competição e podem ter Moçambique como seu “campo militar” para preparar os seus treinos para esta competição, pois estes países tem em comum a língua, os traços gastronómicos e culturais.

O papel de Moçambique será fundamental se criar condições para a oferta de infra-estrutura turística e serviços turísticos adequados para as massas que afluem para assistir o evento. A necessidade de hotéis luxo, com centros de acomodação e treinamento desportivo; de transportes turísticos de qualidade, de serviços de guias e de entretenimento, dentre outros constituem ainda oportunidades para os investidores mais atentos obterem ganhos de suas aplicações através da implementação de projectos turísticos.

Em Moçambique, o turismo de aventura ,nas zonas montanhosas e nos rios e cascatas, o de saúde, águas quentes e termais e o agro-turismo constituem ainda, áreas sem grandes registos de exploração ou investimentos; mostrando-se um mercado viável para novos projectos. Igualmente há toda necessidade de formação de quadros de nível básico e superior que ajudem a adequar a numerosa oferta turística existente e futura às exigências da crescente demanda internacional, regional e local.

Helsio Azevedo


Fonte de Fotos: Ministério do Turismo (MITUR) em: http://www.visitmozambique.net/pt

Link para notícias de turismo em Moçambique:

Um comentário:

Odibar J. disse...

nao conhecia este lado teu. maning fish o blog. continue.