sexta-feira, 4 de março de 2011

Hoje me chamo Cerrado e amanhã que nome terei?

Meu nome hoje é Cerrado e eu já fui feliz um dia; hoje dizem que tenho somente 30 anos para viver. Em minha superfície habitavam pessoas felizes que me usavam sem destruir; essas famílias eram unidas e buscavam em mim o útil para sua subsistência e de seus próximos; hoje dizem que o que sai de mim chega aos quatros cantos do mundo todos os dias. Ouvi que tem gringo trazendo técnica, tecnologia e modernização para eu produzir (agricultura) para desenvolver, apesar de não saber se o desenvolvimento é para mim, para o produtor, para o gringo, para o trabalhador ou consumidor. Essa técnica, tecnologia, etc. é a razão de me sentir sufocado, doente e com dias contados. Sinto que desde que eles chegaram eu passei a viver estressado, e os que vivem em mim também perderam a graça da vida, não são felizes e disputam de todas as formas o meu uso. Isso tudo me faz triste e me deixa preocupado.

Muita gente migrou para outras áreas dentro, próximas ou longes de mim e lá vivem aglomerados (meio urbano) e sem atividade; vivem na miséria e imundice, vivem explorados, na precariedade e sem valor humano. Eles saíram de mim porque dizem que os senhores de capital brasileiros e os gringos estão a ocupar todo meu espaço para produzir e desenvolver e que não tem espaço para morar, produzir e subsistir. Fico triste ao pensar que estou a produzir e desenvolver e que vou desaparecer em pouco tempo deixando a maioria que mais precisa de mim sem opções de subsistência enquanto que a minoria que me explora irá se refastelar em outro lugar com os ganhos da minha exploração. Os que deviam e têm poder para cuidar de mim e de quem e o que habita em mim só pensam nos benefícios econômicos da produção, esquecendo-se que o social e ambiental contribuem para que o econômico exista e tenha êxito.

Peço a vocês que gostam de mim e tem em mim admiração, apreço e uma base para suas pesquisas/estudos que me protejam, que lutem como puderem para que possa viver mais tempo e que possa continuar a dar a vocês e seus descendentes o útil para a sobrevivência. Procurem trazer as vivencias e/ou hábitos do passado para que eu possa continuar com esse nome que vos caracteriza, pois, não sei que nome terei caso o modelo atual prevaleça e eu desapareça. Façam as pessoas saírem dos aglomerados e voltarem a ocupar meu leito como faziam para que possam voltar a serem felizes, unidos e com orgulho me chamarem de Cerrado Goiano.

Nenhum comentário: